top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Vereadores aprovam projeto que garante o piso nacional para os professores e mais 12 requerimentos




uma sessão ordinária foi realizada, nesta terça-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de Bayeux, onde os vereadores analisaram e votaram projetos e requerimentos importantes voltados à educação, saúde, infraestrutura e trânsito. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, o vereador Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania). Apenas dois vereadores não compareceram à Câmara e tiveram suas ausências justificadas, foram eles: Jefferson Oliveira (PL) e Netinho Figueiredo (PDT).

Sob aplausos dos professores presentes na Galeria Tabelião Severino Gomes de Araújo Pereira, os parlamentares aprovaram em primeiro turno, com 15 votos favoráveis e duas ausências, o Projeto de Lei Complementar nº 21/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a adequação dos vencimentos do quadro do magistério público municipal ao piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. A votação foi nominal e aconteceu na tribuna da Casa. O projeto volta para a pauta na próxima quinta-feira (31) para votação em segundo turno.

Já entre os principais requerimentos aprovados estão os do vereador Abel Micena (PP) que pedem a reativação das atividades de berçário nas creches do município e do Programa Saúde do Trabalhador nos PSFs da cidade; o de Adjair da Saúde (PCdoB) que pede a instalação e divulgação dos telefones dos Conselhos Tutelares; e o da vereadora França (PP) que solicita a instalação do Posto de Saúde do bairro Jardim São Severino, como também o que pede o ajuste do sentido do trânsito no trecho da rua Flávio Maroja Filho e um trecho da Rua Marli Dionisio, ambas no Jardim São Severino, para que voltem a ser mão dupla.

O vereador Betinho da RS (PDT) requereu que seja encaminhado um expediente ao Secretário de Gestão e Contralodoria, Emanoel da Silva Alves, solicitando o envio de balancetes e a relação das despesas da Secretaria Saúde dos quatro últimos meses de 2021: setembro, outubro, novembro e dezembro. Os vereadores também tiveram aprovados requerimentos voltados à infraestrutura, a exemplo de construção de lombadas, reparo de calçamentos, operação tapa-buraco e capinação. Todos os pedidos colocados em pauta nesta terça-feira foram aprovados por unanimidade pelos pares da Casa Severaque Dionísio.

No período destinado aos requerimentos verbais, os vereadores ainda solicitaram voto de pesar pelo falecimento de Antônio Micena; operação tapa buraco em ruas do Alto da Boa Vista; que os jovens bayeuxenses tirem o título de eleitor; construção de calçadas e reforma de praças; faixa de pedestre urgente para a lateral da Praça 6 de Julho; que o remédio para pacientes com convulsão seja disponibilizado pela Secretaria de Saúde; atenção para a falta de merenda escolar e também a contratação de cuidadores para crianças especiais, além da aquisição de material de informática, todos voltados à escola João Belmiro, entre outros pedidos.

Maryjane Costa

Assessoria

364 visualizações0 comentário
bottom of page