top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Queiroga garante vacinar todos os brasileiros ate fim do ano




Ministro fez novo apelo a países que possuem doses excedentes que compartilhem os imunizantes


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira que é possível garantir que a população brasileira seja vacinada contra a covid-19 até o final deste ano, mas aproveitou para reiterar apelo a países que possuem doses excedentes que compartilhem os imunizantes.

"Temos doses suficientes já, para o segundo semestre, e é possível se garantir que até o final do ano de 2021 tenhamos a nossa população inteiramente vacinada", disse o ministro ao participar remotamente de entrevista coletiva da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias Ativar notificações


Segundo dados do Ministério, até o momento 28,9 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose de uma vacina contra covid-19 e 13,2 milhões receberam as duas doses. A estimativa é que a população a ser vacinada seja de 170 milhões de pessoas e todos os imunizantes com os quais o Brasil fez acordo de compra são aplicados em duas doses, exceto o da farmacêutica Janssen, que deve vender 38 milhões de doses ao país.

"Reiteramos nosso apelo àqueles que possuem doses extras de vacinas para que possam compartilhá-las com o Brasil o quanto antes possível, de modo a nos permitir lograr avançar em nossa ampla campanha de vacinação, de modo a conter a fase crítica da pandemia e evitar a proliferação de novas linhagens e variantes do vírus", afirmou o ministro, que também rejeitou a ideia de que há atraso na vacinação no Brasil.


Antes mesmo de iniciar sua apresentação, Queiroga prestou condolências à vítimas da covid-19 e seus parentes. O Brasil ultrapassou, na quinta-feira, a marca de 400 mil mortos pelo novo vírus.

"Desejo expressar meus sinceros sentimentos por todas as vítimas da covid-19 no Brasil e no mundo, e me solidarizar com seus familiares por tamanha perda", disse.

Ao lembrar que comanda o ministério há aproximadamente um mês, Queiroga afirmou que sua atuação prioriza duas frentes: a aceleração da vacinação, por um lado, e a orientação da população sobre o que chamou de medidas "não farmacológicas cientificamente comprovadas a serem seguidas no combate à Covid-19", como máscaras, higienização das mãos e distanciamento físico, por outro.

O ministro afirmou ainda que trabalha e forma a conciliar medida sanitárias com a necessidade de assegurar o emprego e a renda da população.

Queiroga também disse que os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm capacidade de resistir a pressões políticas, ao ser questionado sobre a decisão do órgão regulador de rejeitar pedido de importação da vacina russa contra covid-19 Sputnik V.

Terra









6 visualizações0 comentário
bottom of page