top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

PT e Rede protocolam pedido de CPI sobre 'Joias de Bolsonaro'

Comissão deve apurar a possível tentativa do governo do ex-presidente de trazer joias com diamantes de forma irregular


Deputados do PT e Rede protocolaram nesta qaurta feira (9) na Câmara dos Deputados, em Brasília, um pedido de abertura de CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito ) para investigar a possíveis irregularidades do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na tentativa de entrar com joias de luxo sem o recolhimento de impostos junto a Receita Federal no Brasil.

As joias estão avaliadas em R$ 16,5 milhões e foram apreendidas no momento em que eram trazidas por comitiva do Ministério de Minas e Energia do governo pela Receita Federal, em outubro de 2021.

Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Túlio Gadelha (Rede-PE) assinam o pedido. Os parlamentares mencionam condutas “anormais” do governo de Bolsonaro para trazer as joias ao Brasil. Para eles, as ações demonstram uma “intenção de apropriação do bem por meio das instituições governamentais, de forma desvirtuada e para benefício próprio”.

As CPIs são ferramentas no Poder Legislativo para que congressistas investiguem possíveis crimes e irregularidades. Durante as sessões, os parlamentares podem até mesmo fazer pedido de prisão dos investigados.

É preciso ao menos 1/3 de apoio de senadores ou deputados para que seja instalada.

Entenda o caso Segundo uma reportagem de "O Estado de S. Paulo" , um primeiro pacote de joias, avaliado em R$ 16,5 milhões, foram entregues pelo governo da Arábia Saudita para Michelle Bolsonaro , que visitou o país árabe em outubro de 2021. Entre os presentes, estavam um anel, colar, relógio e brincos de diamantes.

Entretanto, ao chegar ao país, as peças foram aprendidas na alfândega do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na mochila de um assessor de Bento Albuquerque , então ministro de Minas e Energia .


IG

2 visualizações0 comentário
bottom of page