• Judivan Gomes

PMJP e Governo trabalham para implantar acompanhamento de obras em tempo real


A Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado começaram a trabalhar juntos para executar obras públicas com o uso da tecnologia BIM - “Building Information Modeling” (Modelagem de Informações da Construção). A técnica começa com uma representação digital do projeto e cria modelos virtuais tão precisos que permitem controle em tempo real das obras em todas as fases – planejamento, orçamento, execução e conclusão.


Os secretários municipais de Planejamento e da Infraestrutura, José William e Rubens Falcão, respectivamente, mais o coordenador-geral do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu, mantiveram entendimentos, nessa quarta-feira (10), com a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, para acelerar o uso do sistema. Do encontro participaram também o secretário executivo da Seinfra, Ricardo Leal, e engenheiros dos órgãos parceiros.


O secretário José William observou que uma das grandes vantagens da metodologia BIM é a adoção de modernas ferramentas de softwares e gestão, o que dá suporte de acompanhamento ao longo de todas as fases das obras. “Ao criar as simulações de realidade, seu uso subsidia tomadas de decisões rápidas. Todas as informações e dados do projeto estão lá, no modelo virtual, para serem compartilhadas em tempo real”, frisou.


Para Simone Guimarães, a aplicação do BIM nos projetos vai facilitar não só o acompanhamento, mas a própria construção das obras públicas, permitindo sua conclusão com maior rapidez e evitando aditivos em excesso. “Isso representa economia e benefícios mais rápidos à população”, comentou.


O coordenador do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu, destacou por sua vez que o uso dessa tecnologia é parte de um sistema macro de interligação de todas as secretarias da Prefeitura para compartilhamento de informações e dados, ampliando e melhorando a prestação de serviços à população.

8 visualizações0 comentário

E-mail: judivangomes@gmail.com

              contatosopb@gmail.com

Telefones: (83) 3237-8435 - (83) 9 9862-9418

© 2020 - SóPB - Todos os direitos reservados