Paraíba World Beach Games 2026 movimentará a orla de João Pessoa entre 25 de fevereiro e 2 de abril
- Judivan Gomes

- há 3 horas
- 3 min de leitura
Foto: José Marques
O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta sexta-feira (20), no Teatro Paulo Pontes, o Paraíba World Beach Games 2026, possibilitando que João Pessoa seja pelo terceiro ano consecutivo a capital brasileira dos esportes de praia. O evento acontecerá no período de 25 de fevereiro a 2 de abril, na arena armada entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, consolidando-se como um dos maiores eventos multiesportivos de praia do país.
Na ocasião, o governador João Azevêdo destacou que o Governo da Paraíba sabe o retorno que o PWBG traz para a economia com a geração de cerca de 2 mil empregos, 30 mil diárias em hotéis e a presença de mais de 10 mil atletas e comissão técnica que movimentam toda cadeia do turismo. “E isso é feito de forma planejada, pois esse dinheiro circula aqui na Capital. O impacto não é só aquilo que o jogo traz: a disputa, a alegria, a participação da população, mas traz um legado extremamente importante na economia”.
Durante o evento, será realizada uma etapa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia uma etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei, além dos campeonatos nacionais de outras modalidades, a exemplo do Futevôlei, futebol de areia e handebol. E ainda Campeonato Brasileiro de Vela e a Aquarece com competições em piscina no mar.
O secretário de Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, ressaltou que serão 35 dias desse grande evento nas praias de Tambaú e de Cabo Branco e que vem com algumas novidades esse ano, que é o Circuito Brasileiro de Vela, inédito na Paraíba; e o Beach Soccer com a participação de países estrangeiros.
Lindolfo adiantou que a expectativa é que sejam injetados mais de R$ 40 milhões na economia do Estado da Paraíba durante os 35 dias de evento. “No ano passado foram 125 mil pessoas que serviram na Arena e este ano nós temos uma expectativa ainda maior e que as pessoas possam comparecer, torcer e vibrar com atletas nacionais e internacionais”.
Para o presidente da Federação Paraibana de Voleibol, Carlos Fernandes, conhecido como Cascatinha, mais uma vez a Paraíba sediará uma etapa da maior competição de vôlei de praia mundial com a presenças das melhores duplas do mundo e a transmissão pela mídia esportiva de vários países. “Isso coloca João Pessoa como vitrine mundial e isso faz com que nossos jovens e os demais que gostam do esporte passem a ver o voleibol e também queiram praticar fortalecendo a nossa base”, explicou.
A arena esportiva contará com 3.300 lugares numa programação diversificada, reunindo atletas de alto rendimento, federações, entidades esportivas e o público em geral. Ao longo do evento, diversas modalidades irão ocupar e movimentar o espaço que contará com 5 quadras multiuso, promovendo inclusão, diversidade esportiva e entretenimento para todas as idades.
Participaram da solenidade de lançamento do PWBG o secretário executivo do Esporte, Harlen Vilarim; o secretário executivo de Juventude, Pedro Matias; os deputados estaduais Dudu Soares e Michel Henrique, os vereadores Zezinho do Botafogo e Tarcísio Jardim, os produtores do PWBG, Rodrigo Nunes e Vitor Hugo; e o atleta olímpico Bruno Carlos.
As modalidades e competições previstas para o Paraíba World Beach Games 2026 incluem:
Futevôlei – TAFC
Vôlei de praia – CBV (Circuito Brasileiro e Elite 16)
Beach Soccer – Pré-libertadores e copa das nações
Aquarace – piscina no mar
Vela – CBVELA (Campeonato Brasileiro de Vela)
Handebol de praia – CBHB (Copa do Brasil)
Frescobol – Asfret (Associação de Frescobol de Tambaú)
Jogos da OAB – OAB/Paraíba
Câmbio – Câmbio/PB
Futebol americano – JP Spectros






Comentários