top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Movimento ‘Nova Atitude’ certifica novas lideranças, com forte engajamento de mulheres




Mais uma turma de líderes do Movimento ‘Nova Atitude’ foi certificada, na manhã deste sábado (11), em Campina Grande. Em clima junino, o encerramento ocorreu no Garden Hotel, reunindo novas lideranças políticas de treze cidades paraibanas.

Criado em 2021, o Movimento 'Nova Atitude' tem como embaixador o deputado estadual Chió (Rede), com o objetivo de revelar, educar, renovar e incentivar o surgimento de novas lideranças políticas, com representações diversas e plurais na Paraíba.

“Esse movimento é inspirado na RAPS Brasil, como líder Raps que sou decidi criar um movimento de renovação política, genuinamente paraibano, que está na sua segunda turma e atraindo líderes de outros estados. Somente com educação política para novas lideranças, sejam elas jovens, mulheres, quilombolas e negros, nós conseguiremos transformar e dar voz a verdadeira diversidade do nosso povo, através da política”, explicou Chió.

Lideranças de Pirpirituba, Barra de Santa Rosa, Esperança, Lagoa Seca, Areial, João Pessoa, Pilões, Cubati, Casserengue, Dona Inês, Alagoa Nova, Remígio e Logradouro foram certificadas, e estão preparadas em áreas como comunicação, legislação eleitoral, marketing, entre outras, para disputas eleitorais.

O coordenador do Movimento Nova Atitude, o consultor político Júnior Campos, que na oportunidade proferiu palestra sobre os '7 Cs do candidato político de sucesso', avaliou a conclusão de mais um ciclo de formação.

“É um sentimento de gratidão muito grande, pela oportunidade de estarmos contribuindo com o nosso estado, fazendo com que novas lideranças políticas tenham consciência de que é possível estar na política e fazer as coisas da maneira certa. Hoje ouvimos depoimentos muito fortes de pessoas que participaram da primeira turma, reafirmando o quanto isso foi fundamental para que lhes abrissem horizontes, dando-lhes força em suas pré-candidaturas”, ressaltou Campos.

O líder Daniel Pereira, empreendedor social na Comunidade São Rafael em João Pessoa, reconheceu o papel do movimento, para que através do conhecimento e da motivação, as novas lideranças tenham condições de competir com mais chances no processo eleitoral.

“Hoje começamos a construir um novo modelo de política, onde as pessoas participam, envolvendo a juventude, as mulheres para desconstruir esse modelo que está aí estabelecido. Foi uma troca muito importante, pois, eram líderes de vários lugares diferentes, com ideias e pensamentos que vieram para somar. Vamos implantar uma política com novas atitudes e agradecemos ao deputado Chió por essa visão”, destacou Daniel.

Engajamento de Mulheres

Desde a sua criação, o Movimento Nova Atitude tem como identidade, a paridade de gênero, destinando a mesma quantidade de vagas para homens e mulheres. Essa estratégia tem possibilitado a educação política de dezenas de mulheres paraibanas, com desejo de concorrer a cargos eletivos, e construir novas políticas públicas em benefício das mulheres.

A primeira mulher negra eleita vereadora na Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, Jô Oliveira (PC do B), participou da cerimônia de certificação, que teve um momento exclusivo para as novas líderes.

“A primeira mensagem é de felicidade e a segunda é de coragem, porque a política não é um ambiente tranquilo para nós mulheres. Não tem como fazer um debate sobre democracia e modelo de sociedade, sem a presença das mulheres e da população negra. Estar aqui nesta manhã e perceber a diversidade dos novos líderes é muito gratificante. A política é um espaço possível para nós”, encorajou.

A vereadora elencou os primeiros desafios que precisam ser superados por mulheres quando decidem engajar-se politicamente.

“As mulheres precisam se colocar à disposição da política, para que esse espaço possa ser pensado por nós. E uma vez estando nesse processo de disputa, fazendo as composições partidárias, precisamos entender que somos vitais para pensar qualquer projeto político. As mulheres qualificam a política, uma vez inseridas, nós apontamos soluções porque somos sempre as mais impactadas pelos desafios impostos pela sociedade”, finalizou a vereadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação

717 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page