• Judivan Gomes

Fux deve fazer discurso forte em defesa da democracia no retorno do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, deve fazer um discurso forte em defesa da democracia e das instituições na sessão de abertura dos trabalho da Corte na segunda-feira (2). As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, é esperado que o ministro mande recados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que durante o recesso do tribunal elevou o tom contra a corte e contra os magistrados.

Fux tem dito a interlocutores que pretende, em sua fala, pedir para que os políticos fiquem em seus lugares, e avalia passar uma mensagem contundente em que pontuará como cada ator institucional precisa atuar dentro dos seus limites.

Ainda de acordo com O Globo, embora não estejam previsto, outros magistrados podem realizar falas na retomada dos trabalhos do Supremo, que acontece em meio a uma crise institucional provocada por declarações de Bolsonaro sobre decisões tomadas pelo STF durante a pandemia de Covid-19, bem como de ataques do presidente a ministros que integram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por conta da insistência de Bolsonaro com a aprovação do voto impresso para as eleições de 2022.


MSN



42 visualizações0 comentário