top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Ex-governador da PB, se vivo estivesse, completaria 90 anos no próximo domingo




Um dos Líderes mais expressivos da política da Paraíba, entre os séculos 20 e 21, se vivo continuasse, fecharia a casa dos 90 anos de idade neste domingo, dia 18 de julho. Trata-se de Wilson Leite Braga (foto), nascido na cidade de Conceição (Vale do Piancó, Sertão), a 18 de julho de 1931, que faleceu, em maio de 2020 e em João Pessoa, por complicações decorrentes da Covid-19. A morte de WB sucedeu, em apenas uma semana, ao falecimento de sua esposa, a ex-deputada Lúcia Braga, pelo mesmo motivo.


A carreira política de Wilson Braga, como recorda o jornalista Josinato Gomes (foto), também do Vale do Piancó (Itaporanga), teve início quando ele foi presidir a antiga Casa dia Estudante da Paraíba, na Capital e no começo da década de 50, logo que concluiu o Ensino de Primeiro Grau, no Colégio Diocesano de Patos, então dirigido pelo Monsenhor Manoel Vieira, para fazer o que corresponde, atualmente, ao Ensino Médio, no Estadual de Jaguaribe, em João Pessoa.


Juntamente com Lúcia Braga, e formando com outros ativistas do movimento estudantil da época, segundo Josinato Gomes, ele teve efetiva participação nas lutas empreendidas pela então combativa UNE (União Nacional dos Estudantes), para, logo em seguida (1954), concorrer ao mandato de Deputado Estadual, pela legenda do PTB, ponto de partida de uma trajetória de mais de 60 anos de vida pública. Não logrou eleger-se, naquele pleito, mas, no seguinte (58), e concorrendo ao mesmo posto, saiu-se vitorioso, com folgada repetição em 62, para, em 66, eleger-se, pela primeira vez, para a Câmara dos Deputados. Na Câmara, alternou-se durante sete mandatos.


Em 1982, foi eleito governador do Estado, pelo então PDS, derrotando o candidato do então MDB, Antônio Mariz, quando a Paraíba contava com 171 municípios. Depois de alguns revezes, doravante elegeu-se Vereador e Perfeito de João Pessoa, ainda dentro da década de 80, e, em 2010, já em fim de carreira, voltou à Assembleia Legislativa.

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page