top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Dois ataques e um afago de Bolsonaro a Renata Vasconcellos


Um dos momentos mais tensos vividos pela âncora no ‘JN’ foi ao contestar insinuação do então candidato à Presidência.


Muito se fala a respeito da rivalidade entre Jair Bolsonaro e William Bonner. Mas a jornalista Renata Vasconcellos também já foi alvo da artilharia verbal do presidente. A primeira vez aconteceu em 28 de agosto de 2018, quando o candidato do PSL ao Planalto foi sabatinado na bancada do Jornal Nacional e sinalizou suposta desvalorização da âncora na comparação com Bonner.


Contestado a explicar a declaração de que, caso fosse empregador, não pagaria a uma mulher o mesmo salário de um homem em igual função, ignorando a luta feminina pela igualdade de gênero, o ex-militar tentou virar o jogo contra os entrevistadores.



“Eu tô vendo aqui uma senhora e um senhor. Não sei ao certo, com toda certeza há uma diferença salarial aqui”, disse. “Parece que é muito (melhor) pra ele do que para senhora.”


Imediatamente, Renata se manifestou. “Desculpe, vou interromper. Eu poderia até, como cidadã, e como qualquer cidadão brasileiro, fazer questionamentos sobre os seus proventos porque o senhor é um funcionário público, deputado há 27 anos, e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário”, afirmou, sem perder a elegância habitual.


“O meu salário não diz respeito a ninguém, e eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu.”


Bolsonaro voltou a disparar contra Renata em 22 de maio de 2020. Não foi uma insinuação, e sim um insulto. Irritado com a cobertura feita pelo ‘JN’ das mortes por covid-19 no Brasil, o presidente chamou a Globo de “TV Funerária” e disse que a apresentadora fazia “aquela cara de freira arrependida” ao anunciar o número de óbitos todas as noites. A declaração ocorreu durante conversa com jornalistas.


Poucos dias depois, o presidente surpreendeu a todos com um gesto de gentileza à âncora do ‘JN’ por conta da ameaça de um homem armado com uma faca que invadiu a sede do jornalismo da Globo, no Rio.


“Presto solidariedade às jornalistas Marina Araújo e Renata Vasconcellos, que foram alvos desse atentado covarde e inaceitável. Que o caso seja apurado brevemente e o autor punido com o rigor da lei!”, escreveu o presidente no Twitter. Aquela incomum atitude empática logo foi ofuscada por novos e intermináveis ataques de Bolsonaro contra a Globo e o Jornal Nacional.


Sala de TV

3 visualizações0 comentário
bottom of page