CPMI do INSS inicia trabalhos com análise de requerimentos nesta semana
- Judivan Gomes

- 25 de ago.
- 1 min de leitura
A CPMI do INSS inicia, nesta semana, a análise de requerimentos e pode aprovar as primeiras convocações de autoridades. Entre os nomes pedidos pelo relator Alfredo Gaspar (União) estão o do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) e de ex-presidentes do INSS.
Instalação da CPMI
A comissão foi instalada na semana passada, quando os parlamentares elegeram a mesa diretora. A oposição venceu a disputa ao garantir a presidência para o senador Carlos Viana (Podemos). O relator também é considerado crítico ao governo federal.
Escândalo do INSS
O caso ganhou destaque após uma operação da Polícia Federal revelar supostos descontos bilionários aplicados irregularmente nos benefícios de aposentados e pensionistas desde 2018. Segundo as investigações, servidores teriam anuído com o esquema, que também envolveria sindicatos e entidades de classe.
Consequências políticas
Diante da pressão, o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão. Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o então chefe do INSS, Alessandro Stefanutto.
Portal Paraíba.com.br com BAND






Comentários