top of page

CPI dos Combustíveis visita Ministério Público da Paraíba

  • Foto do escritor: Judivan Gomes
    Judivan Gomes
  • há 43 minutos
  • 2 min de leitura

Na ocasião, os membros da Comissão foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho


Na tarde desta sexta-feira (24), os integrantes da CPI dos Combustíveis da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que busca investigar suposta prática de cartelização entre os postos,  realizaram uma visita ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). 

Na ocasião, os vereadores foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, além do procurador de Justiça, Sócrates da Costa Agra; João Benjamim Delgado Neto, promotor e secretário-geral do MPPB; e o primeiro subprocurador geral de Justiça, Luís Nicomedes de Figueiredo Neto.

O relator da CPI dos Combustíveis, vereador Tarcísio Jardim (PP), falou sobre o objetivo do encontro. “Viemos fazer esse link institucional com o Ministério Público, como já fizemos com a Polícia Civil, buscando justamente ter acesso à estrutura desses órgãos, que têm uma robustez muito maior para ajudar nas investigações. Viemos buscar, junto ao procurador-geral, Leonardo Quintans, essa ajuda. Existem dados que nós não conseguimos ter acesso unilateralmente e essas instituições dispõem. Buscamos, com isso, materializar os indícios que nós já temos nas investigações da CPI”, afirmou.

O vereador Fábio Lopes (PL) destacou a importância da visita ao Ministério Público. “Buscamos todos esses órgãos para que possamos trocar informações, uma vez que, no final, será feito um grande relatório para ser entregue a essas autoridades competentes para que eles possam, de fato, na letra da lei, achando as inconformidades, punir as pessoas que estejam agindo de má-fé dentro do município, prejudicando toda a população pessoense na questão dos combustíveis”, acrescentou.

Ao final do encontro, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, fez um balanço da reunião. “Os vereadores membros da CPI dos Combustíveis relataram o trabalho que estão realizando e as preocupações. O Ministério Público também tem esse papel, de fiscalizar esse setor importante. Nós temos diversos órgãos de defesa do consumidor, os promotores e o MP Procon. O que dialogamos é que a CPI vai fazer o seu trabalho e remeter, ao final, o relatório ao Ministério Público, para que possamos analisar e verificar as providências que devem e podem ser adotadas, dentro do que foi coletado pela Câmara”, concluiu.   

Sobre a CPI dos Combustíveis

A CPI dos Combustíveis foi instalada no dia 22 de setembro, através de uma propositura do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), que integra a Comissão ao lado dos membros Valdir Trindade (Republicanos), Fábio Carneiro (SDD), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Lopes (PL), o presidente Mikika Leitão (Republicanos) e o relator Tarcísio Jardim (PP).

bottom of page