top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

CMJP entra na reta final de sabatinas com os candidatos ao Governo da PB

O Legislativo Municipal também vai celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promover uma discussão sobre os serviços de saúde, além de homenagear as cirurgiãs dentistas Talita Brasil e Vanine Vieira





Na próxima semana, o Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) estará movimentado com as sabatinas dos últimos candidatos ao Governo do Estado; e com duas sessões especiais e uma sessão solene. O Legislativo Municipal vai celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, além de promover uma discussão sobre os serviços de saúde da cidade e de homenagear as cirurgiãs dentistas Talita Alves Lemos Brasil e Vanine Vieira de Araújo.

Na segunda-feira (12), a partir das 9h, o candidato ao Governo da Paraíba a ser sabatinado é João Azevedo (PSB); na quarta-feira (14), às 10h, será a vez de Pedro Cunha Lima (PSDB) participar do programa Conexão Eleitoral; e na sexta-feira (16), o entrevistado será Antônio Nascimento (PSTU), encerrando as sabatinas que a CMJP fez com os candidatos ao Governo do Estado. As entrevistas podem ser conferidas pela TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net); Rádio Câmara FM (88.7Mhz), pelo portal da Câmara (joaopessoa.pb.leg.br) e pelas plataformas do legislativo municipal nas redes sociais.

Sempre ao final de cada entrevista, os postulantes ao cargo de governador são convidados a assinar a “Carta de João Pessoa” na qual eles assumirão compromissos com os destinos da cidade. O documento já foi assinado por todos os vereadores da Capital e encaminhado aos candidatos à presidência da República.

A carta destaca os valores, potencialidades e necessidades que os representantes mais próximos do povo observam no contato, dia a dia, com a população. O documento ressalta que João Pessoa se encaminha para atingir a marca de um milhão de habitantes, o que exige cuidados e atenção do mandatário do Palácio da Redenção, bem como do Palácio do Planalto. Investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, turismo, emprego e renda são apontados na carta como imprescindíveis ao desenvolvimento sustentável da Capital. “A capital de todos os paraibanos, a referência para todo o estado, precisa e deseja ser ouvida na estruturação das políticas públicas na esfera estadual. E este é um compromisso que nós, vereadores e o povo de João Pessoa, esperamos ver assumidos pelo futuro governador. Por entender que não há solução para estes problemas fora da política”, reforça o documento.

Participaram do evento os candidatos Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Major Fábio (PRTB), Adjany Simplício (PSOL) e Nilvan Ferreira (PL) que apresentaram suas propostas, principalmente em áreas essenciais como educação, saúde, infraestrutura, gestão financeira, meio ambiente, projetos estruturantes, emprego e renda e cultura. Pelo canal da TV Câmara do Youtube (tvcamarajp) é possível rever as entrevistas já realizadas.

Alegando conflitos na agenda, o candidato do PCO ao Governo da Paraíba, Adriano Trajano não compareceu na data que havia sido agendada com ele para a sabatina da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). De acordo com reunião prévia, o candidato participaria do programa Conexão Eleitoral na quinta-feira (8).

Outros eventos da semana

Já na segunda-feira (12), às 14h, acontece uma sessão especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em uma propositura da vereadora Helena Holanda (PP).

“O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. A data foi criada a partir da Lei 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Políticas de inclusão são aquelas que garantem que tenhamos um mundo mais acessível para todos. Para isso, já sabemos que é preciso que o poder público nos níveis Federal, Estadual e Municipal discutam formas de colocar em pratica estas políticas, principalmente as relacionadas à comunicação, mercado de trabalho, a mobilidade urbana, arquitetura e, acima de tudo, promover a conscientização da sociedade por meio da informação”, defendeu a vereadora.

Outra sessão especial na quarta-feira (14), também às 14h, acontecerá para discutir a qualidade dos serviços municipais de saúde básica de João Pessoa. O vereador Marcos Henriques (PT) propôs a discussão.

“Em nossa cidade tem-se percebido que esses serviços se encontram em situação extremamente precária, pois avolumam-se as reclamações sobre falta de profissionais nas equipes, grande quantidade de áreas descobertas, falta de medicamentos e de insumos básicos, deficiências na infraestrutura das unidades, insalubridade, estrangulamento da regulação, demora nos encaminhamentos pós-regulação, entre outros problemas. Diante disso, precisamos debater com a população, com profissionais e com gestores essa situação, pois a saúde constitui-se como serviço essencial para a vida do nosso povo”, asseverou Marcos Henriques.

Encerrando os eventos da semana, às 11h da sexta-feira (16), será realizada uma sessão solene para a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa às cirurgiãs dentistas Talita Alves Lemos Brasil e Vanine Vieira de Araújo. A solenidade foi solicitada pelo presidente da CMJP, vereador Dinho Downsley (Avante) e as homenagens foram propostas pelo então vereador e atual secretário municipal de Comunicação Marcos Vinícius.

As profissionais recebem as homenagens pelos relevantes serviços prestados à Capital paraibana, “sempre com espírito público e capacitação profissional”.

407 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page