Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada nesta quarta-feira (28), o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) utilizou o Plenário para destacar os principais números da Segurança Pública no Estado, apresentados na última sexta-feira (23) pelo Governo, com a divulgação do Anuário da Segurança 2023. O parlamentar, que foi o único deputado estadual presente na solenidade, ressaltou em sua fala os dados mais significativos apontados pelo documento e que comprovam a redução da violência na Paraíba.
Entre os principais números destacados pelo parlamentar em sua fala, a redução de 23% no número de assassinatos nos últimos cinco anos; Campina Grande com a menor taxa de homicídios das regiões Norte e Nordeste, com uma redução de 31% nesse tipo de crime; a Paraíba registrou 73 municípios sem homicídios só no ano passado; a queda de 77% no número de ataques a bancos e de 83% em explosões de agências bancárias em 2023; e a redução de 46% no número de roubos a estabelecimentos e de 34% no que diz respeito aos roubos à residências.
“Graças aos esforços das Forças de Segurança da Paraíba, desses profissionais que atuam de maneira incansável, arriscando suas vidas, longe de suas famílias para defender os paraibanos e também ao empenho do Governo do Estado, do governador João Azevêdo, que não tem pena de investir nessa área, conquistamos esses números. Foram 1.531 vidas que conseguimos preservar nos últimos cinco anos e elas importam muito. O nosso mandato continuará à disposição dessas categorias para contribuir no que for preciso”, destacou.
Defesa das Forças de Segurança - Wilson Filho tem um histórico de atuação parlamentar em prol da valorização das categorias que compõem as Forças de Segurança no Estado. Foi o relator do Projeto de Lei 875/2023, que viabilizou o pagamento das horas extras para esses profissionais. O PL proporcionou essa remuneração por meio da criação de uma ajuda de Custo Operacional para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e dos Agentes Socioeducativos. Esta última categoria só conseguiu ser incluída graças aos esforços do deputado junto ao Governo do Estado.
Também foi um amplo defensor da criação de um plano de saúde para as Forças de Segurança da Paraíba. Contribuiu de maneira direta junto ao Executivo Estadual com o projeto da Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), que será uma realidade em breve. O espaço atenderá servidores das Polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros e Profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e seus familiares. Algo inédito na história da saúde e da valorização profissional desses profissionais no Estado, com mais de 40 especialidades médicas que serão oferecidas aos profissionais responsáveis pela Segurança Pública do Estado.
Comments