O município de Zabelê, no Cariri da Paraíba, foi o único a atingir a meta de vacinação contra Sarampo na Paraíba, situação que preocupa a Secretaria de Saúde da Paraíba. A campanha segue vigente até o dia 3 de junho.
Segundo a secretária de Saúde do estado, Renata Nóbrega, as avaliações são preocupantes. Ela faz um apelo para que as famílias procurem vacinar suas crianças e os adultos procurem imunização contra a influenza.
“Não é possível especificar se isso é resultado da baixa adesão da população ou se há atraso no registro das doses. Nosso apelo é no sentido de pedir aos municípios que mantenham as doses aplicadas devidamente informadas no sistema e convocar a população para que ela compareça para a vacinação. Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem receber ambas as vacinas; os demais grupos, como o dos idosos, gestantes, puérperas, profissionais de educação e forças de segurança, precisam ser vacinados com a dose contra influenza”.
A secretária lembra que o Brasil já teve a certificação de país livre do Sarampo, mas que esta foi perdida em 2019, após a confirmação de vários casos no país. “Recebemos essa certificação em 2016 e, em 2018, voltamos a apresentar casos da doença. Nesse período foi possível observar uma queda vertiginosa da cobertura vacinal em todo Brasil e isso certamente foi uma das causas do retorno da doença ao nosso país”, afirma.
Comments