top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Vacinação em João Pessoa acontece no Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá nesta sexta-feira



A Prefeitura de João Pessoa decretou ponto facultativo aos servidores municipais nesta sexta-feira (31). Porém, os três pontos móveis disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para vacinação funcionarão normalmente, no período das 12h às 21h, para garantir a assistência de quem precisa se imunizar. Vale ressaltar que para crianças e adolescentes seguem as campanhas que protegem contra poliomielite, dengue, Influenza e Covid-19, seguindo os critérios e indicação para cada faixa etária e grupo.

Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, alerta que nesse período chuvoso, onde o tempo fica mais frio, é observada uma maior incidência de síndromes e infecções respiratórias, por isso a importância da vacinação para se evitar casos graves da doença. “A vacinação é uma grande aliada nessa proteção e os profissionais de saúde estão nos serviços para promover esse cuidado e esclarecer dúvidas sobre os imunizantes ofertados”, informou o coordenador. “Durante a assistência é importante apresentar o cartão ou a caderneta de vacinação”, completou.

Influenza – O imunizante contra a Influenza está disponível a toda população a partir dos seis meses de idade. O alerta e chamamento seguem de forma intensificada principalmente para as pessoas que integram o grupo prioritário, que são aquelas com comorbidades e imunossuprimidas, idosos, gestantes, puérperas e crianças.

Covid-19 – Já a vacina que protege contra Covid-19 entrou na programação vacinal de rotina de crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para pessoas acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte do grupo prioritário.

Fazem parte desse grupo: pessoas de 60 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto por duas doses e intervalo de três meses entre elas.

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Mas se a infecção ocorreu após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, Cartão do SUS e o cartão ou a caderneta de vacina.

Onde se vacinar nesta sexta-feira (31):

Home Center Ferreira Costa

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h

Shopping Sul

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h                                                           

Shopping Tambiá

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 20h

Centro de Imunização (aberto aos sábados, domingos e feriados)

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência.

Horário: 8h às 12h

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page