top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Taciano Diniz visita Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras (CRMDR)




O deputado estadual Taciano Diniz ( União Brasil ), que também é médico e presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Qualificado da Saúde na Assembléia Legislativa da Paraíba ( ALPB), realizou visita nesta quarta-feira ( 6 ), ao Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras (CRMDR), em João Pessoa. Ele foi recebido pela diretora do CRMDR, Saionara Araújo.


O deputado postou em suas redes sociais: “Conheci de perto a qualificação do serviço e dialoguei com Saionara sobre a extrema necessidade de investimentos para a ampliação do atendimento aos pacientes raros.”


O CRMDR foi inaugurado em 15 de fevereiro de 2022. O centro tem o objetivo de promover uma assistência integral e multidisciplinar aos usuários do SUS acometidos por Doença Rara. O espaço disponibiliza de uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas, assim como demais categorias da saúde: enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, farmácia, terapia ocupacional, profissional de educação física.


A Doença Rara é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como aquela que afeta até 65 pessoas a cada 100.000 indivíduos. Geralmente são crônicas, progressivas, degenerativas e podem ser incapacitantes.


Aproximadamente 13 milhões de pessoas no Brasil são diagnosticadas com doenças raras. Existem cerca de 7 mil doenças raras. O diagnóstico precoce reduz complicações.


“Continuarei lutando por mais investimentos e uma melhor qualificação na saúde da Paraíba, como também acesso universal a todos os pacientes, conforme preconiza o SUS”, finalizou Taciano.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page