top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Ruy cobra maior participação de artistas locais e valorização do Folia de Rua em João Pessoa




Defensor da valorização da cultura regional e das tradições históricas paraibanas, o deputado federal Ruy Carneiro criticou a pouca participação de artistas locais no Projeto Folia de Rua, em João Pessoa. O parlamentar acredita que é possível construir uma programação diversificada, descentralizada e que consiga mesclar atrações de destaque nacional junto com os talentos da nossa terra.


“É preciso construir um formato para incentivar o desenvolvimento cultural, unindo inovação e também prestigiando os artistas regionais. Depois de encarar um longo período por conta das restrições provocadas pela covid-19, o período carnavalesco era bastante aguardado pelos profissionais que atuam diretamente com a cultura na Paraíba. Aí chega o Folia de Rua e escanteia muitas dessas pessoas que estão batalhando diariamente para movimentar o nosso cenário local.”, criticou Ruy.


A ideia de descentralização dos polos de folia também foi citada pelo deputado. “Poderíamos replicar ou adaptar formatos que já deram certo em outras cidades, à exemplo de Recife, que instala polos espalhados em diversos bairros. Isso promove a inclusão cultural das pessoas de baixa renda e ainda oferece um amplo espaço para apresentação dos artistas locais.”, defendeu.


No carnaval recifense de 2023, até a escolha dos polos foi realizada em parceria com a população por meio de enquetes nas redes sociais. Com base nessa participação democrática, a gestão municipal está instalando 44 estruturas espalhadas em diversos bairros da cidade, que vão contar com atrações até a terça-feira de carnaval.

103 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page