top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Projeto garante agilidade no resultado de exames de pacientes com câncer ou com suspeita da doença




A agilidade no diagnóstico do câncer pode possibilitar o início mais rápido do tratamento e ajudar a salvar vidas. Esse é o principal propósito do novo projeto de lei apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro, na Câmara Federal. O PL 1510/2023 garante que os exames relacionados ao diagnóstico da neoplasia maligna tenham o resultado divulgado no prazo máximo de 10 dias.


“A diminuição do tempo entre a descoberta da doença e início do tratamento pode ser determinante para cura do paciente. Essa realidade faz parte da rotina que tenho presenciado ao longo dos anos, fruto do trabalho desenvolvido junto aos pacientes, familiares e profissionais de saúde que atuam no segmento”, ressaltou Ruy.


Segundo o parlamentar, a iniciativa foi construída em parceria com representantes do Instituto Oncoguia, referência no combate ao câncer no Brasil. “Existe uma legislação que garante a realização dos exames dentro de um prazo de 30 dias. O grande problema é que as pessoas estão sendo submetidas aos procedimentos, mas acabam esperando meses pelo resultado. Isso não faz sentido. Por isso, formalizamos essa medida junto com Instituto Oncoguia para assegurar a agilidade do diagnóstico e ampliar o percentual de cura das pessoas”, esclareceu.


O projeto prevê que o detalhamento em relação à suspeita de câncer precisa ser indicado pelo médico responsável no momento da solicitação do exame.

108 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page