• Judivan Gomes

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção será lançado em 20 de maio

O Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC), vai ser lançado no próximo dia 20 de maio, às 10h. O evento é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), cuja coordenação é da Rede de Controle da Gestão Pública, e executado localmente pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB) e seus órgãos integrantes. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) apoia a iniciativa e vai participar do lançamento.

Destinado aos gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação), o PNPC tem por finalidade reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. Além de levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade.

Para o presidente da Famup, George Coelho, a iniciativa surge em um período importante. “Precisamos unir forças em torno de uma iniciativa como esta, que visa contribuir para a correta aplicação de recursos públicos e nós apoiamos esse projeto, afirmou.

George também convidou os prefeitos da Paraíba que se inscrevam e participem no evento. “Estaremos trabalhando para que o maior número de gestores paraibanos possam participar do evento para que tenhamos em mãos, mais uma ferramenta a nosso favor. Por isso, aproveito a oportunidade para já convidar os gestores a se inscreverem”, disse.

O Programa – O Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC) vai apresenta uma plataforma de autosserviço on-line contínua, em que o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas ou irregularidades. A partir desse diagnóstico, terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação de mecanismos e práticas de governança e controle.

O PNPC conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Inscrições – Os interessados em participar do evento devem se inscrever por meio do link https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=706144:106:5443823479703::NO:106:P106_COD:202775 e a transmissão será feita pelo canal do TCU no YouTube.

Assessoria


.

378 visualizações0 comentário