Com o objetivo de reestruturar todos os espaços físicos das Unidades de Saúde da Família (USF), a Prefeitura de João Pessoa tem investido alto nas obras de reforma e modernização desses equipamentos. Ao todo, já foram alocados R$ 11,85 milhões em recursos, totalizando mais de 40 prédios que abrigam serviços de saúde melhorados, transformados e entregues à população completamente reestruturados.
“Estamos fazendo uma reestruturação total, pois nós iniciamos a gestão com quase todos os prédios da saúde defasados, sucateados, com mofo e sem climatização. A partir daí fizemos uma programação para poder reestruturar toda a rede e, do ano de 2022 até a presente data, já investimos esses R$ 11,85 milhões e vamos continuar, principalmente com essa parte da atenção básica, pois queremos até o final da gestão reformar todos os prédios, deixando as salas climatizadas, com internet e prontuário eletrônico. Contratamos uma nova empresa e temos em dia 25 frentes de serviço para alcançarmos todo esse resultado”, destacou a secretária interina municipal de Saúde, Janine Lucena.
As intervenções variam de acordo com as particularidades e necessidades de cada local. Mas de forma geral, os serviços executados envolvem a recuperação da coberta (com troca de telhas e manutenção da estrutura de madeira), revitalização das fachadas, pintura, revisões elétrica e hidráulica, troca de luminárias e esquadrias, climatização, manutenção externa e paisagismo.
Segurança – Além dos investimentos na parte estrutural, a Prefeitura de João Pessoa também tem focado na segurança dos prédios públicos municipais, em especial, nas unidades de saúde. Através do primeiro Centro de Monitoramento da Capital, que conta com mais de cinco mil câmeras de alta resolução e inteligência artificial capaz de reconhecer situações de perigo, agora as USFs estão mais seguras, beneficiando a população assistida, bem como os profissionais que atuam nesses locais.
Tecnologia – Diversas alternativas tecnológicas criadas pela Prefeitura de João Pessoa, a exemplo do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão”, têm deixado a população mais próxima dos serviços oferecidos pela gestão, otimizando e agilizando a assistência oferecida. Na Saúde, os agentes contam com tablets para proporcionar mais agilidade no atendimento, além do prontuário eletrônico e novos computadores que dão maior celeridade a todo esse processo.
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