top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Paraibano é escolhido para ser secretário geral da juventude do Consórcio Nordeste

O secretário executivo de juventude da Paraíba, Pedro Matias, foi eleito Secretário Geral do Fórum de Juventude do Nordeste, nesta sexta-feira (28), durante a realização da Assembleia do Consórcio Nordeste no Centro de Convenções de João Pessoa. A eleição se deu em virtude do encontro protagonizado pela Secretaria Executiva do Consórcio do Nordeste, que tem a frente o ex-Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, e pelo subsecretário de Programas da instituição, Anselmo Castilho, que teve a finalidade de instituir uma câmara técnica de Juventude dentro da estrutura do consórcio regional dos governantes.

Além de Pedro, foram eleitas a Tatiana de Jesus, secretária de estado da Juventude do Maranhão, como Presidente do Fórum e a Superintendente de Juventude de Sergipe, Larissa Oliveira, como vice-presidente. Já o encontro debateu os principais anseios da Juventude do Nordeste, dentre os quais a qualificação profissional e oportunidades de trabalho para os jovens, saúde integral, educação, lazer e o enfrentamento à violência, principalmente contra a juventude negra. Estiveram presentes no encontro os seguintes gestores estaduais: Nivaldo Milet (Bahia), Everton Calisto (Piauí), Thiago Souza (Alagoas), Gabriel Medeiros (Rio Grande do Norte), Tatiana de Jesus (Maranhão), Larissa Oliveira (Sergipe), Pedro Ribeiro (Pernambuco), André William (Ceará), além do gestor paraibano, Pedro Matias.

Representando a Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, o Diretor de Políticas Transversais para a Juventude, Nilson Florentino, enfatizou a importância do encontro e o compromisso da SNJ com os gestores do Nordeste. “Um encontro de muita relevância na reconstrução das políticas públicas para a juventude brasileira, onde pudemos apresentar os planos do Governo do Presidente Lula para os gestores e gestoras nordestinos. Estamos muito felizes de participar deste momento e colocamos a Secretaria Nacional de Juventude à inteira disposição dos gestores de Juventude e dos Governadores do Nordeste”, afirmou.

Carlos Gabas, Secretário Executivo do Consórcio, destacou a alegria dos governadores em receber a Juventude na estrutura do consórcio. “Os governadores estão muito felizes com o compromisso de cada gestor e gestora de Juventude Nordeste com o desenvolvimento da nossa região. Nós reafirmamos que cada um e cada uma que compõe este Fórum também são Consórcio Nordeste. Este lugar é de vocês e através dessa organização, nós vamos avançar ainda mais na construção conjunta de ações dos governos estaduais para nossos jovens. O Nordeste possui este compromisso e este espírito de cooperação que você não encontra em outras regiões do país”, enfatizou.

Já o secretário executivo de juventude da Paraíba, Pedro Matias, ressaltou a importância do diálogo entre os gestores e da abertura que o Governador do Estado tem dado em sua gestão à frente do Consórcio para a Juventude. “O dia de hoje é central na implementação da câmara técnica de Juventude do Consórcio. Estabelecemos um diálogo importante nesta sexta-feira que trará políticas públicas efetivas para a vida de nossas juventudes. O Governador João Azevêdo, hoje Presidente do Consórcio, tem oportunizado aos gestores da região, um espaço de inteira abertura para a implementação de projetos e programas que façam com que a nossa região cresça cada vez mais unida e mais forte”, assegurou.

Ao final da Assembleia dos Governadores do Consórcio Nordeste, os gestores estaduais de Juventude ainda entregaram uma carta de intenções das juventudes ao Presidente do Consórcio Nordeste, o Governador João Azevêdo e aos Ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República.

27 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page