top of page

Josinato Gomes defende mobilização nacional por candidaturas avulsas

  • Foto do escritor: Judivan Gomes
    Judivan Gomes
  • 4 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura




O jornalista Josinato Gomes (foto) é defensor de ampla mobilização nacional que concorra para a reforma de dispositivos legais que regem o processo eleitoral brasileiro, no que toca à questão de registros de candidaturas a cargos eletivos.

Dessa forma, o jornalista defende, principalmente, o direito a registros de candidaturas avulsas, para todos os cargos eletivos - nos planos majoritário e proporcional -, com inspiração em problemas de preterição de que foi vítima, ele próprio, em dois processos convencionais.

Segundo Josinato Gomes, em alguns países de democracias maís fortes, a candidatura avulsa é permitida, mas a legislação brasileira, tanto pela Constituição, como pelo Código Eleitoral, condiciona o registro de candidatura à filiação partidária.

O problema, para ele, compromete, sensivelmente, a renovação na representatividade nos poderes de Estado e nos órgãos governamentais, conferindo excelentes oportunidades à participação de portadores de deformidade moral, na atividade política.

Em 2018, ele, mesmo indicado em convenção partidária para disputar o mandato de deputado federal, não pôde registrar a candidatura; agora mesmo, tentando concorrer à Câmara Municipal de João Pessoa, sofreu degola por parte da direção do partido a que ainda está filiado, mesmo com garantia prévia de registro de candidatura. "Mas iremos à forra, trabalhando por uma, dentre as candidaturas que disputarão o pleito proporcional, como se eu próprio fosse o candidato", avisa o jornalista, num recado direto a quem podou sua postulação.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page