A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) representada pelo presidente, George Coelho, e mais de 100 prefeitos e prefeitas participa em Brasília do ‘Seminário Novos Gestores’ promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Participam do evento gestores da região Nordeste (exceto MA e PI), além dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. O ‘Seminário Novos Gestores’ acontece nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19).
Durante abertura do ‘Seminário Novos Gestores’, realizado pela CNM, em Brasília, o presidente da Famup, George Coelho, deu as boas vindas aos prefeitos e prefeitas da Paraíba, desejando a todos muito aprendizado durante os dois dias do evento.
“Essa é uma importante iniciativa da CNM em realizar o Seminário que vai proporcionar aos novos gestores ferramentas que possibilitem desenvolver em seus municípios uma administração mais eficaz. É um prazer estar aqui e trazer esses novos prefeitos e prefeitas. Aqui a CNM participa ativamente e vemos que os gestores estão participando e se preparando para a luta na defesa da pauta municipalista, fazendo com que o movimento fique ainda mais forte”, disse George Coelho.
Os gestores debateram, no primeiro dia, sobre diversos temas voltados ao municipalismo, entre eles: Conquistas e Aperfeiçoamento do Pacto Federativo; A CNM e o Gestor Municipal; A Pauta Municipalista; Realidade da Gestão Municipal; O Movimento Mulheres Municipalistas; Projeto Rede de Municípios Doadores; Previdência – Equilíbrio de déficits e sustentabilidade previdenciária; Orientações para início de mandato; Licitações e Contratos – Governança e Integridade nas Contratações Públicas; Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – Responsabilidade e Segurança na Gestão Municipal; Finanças e Tributação Municipal – Orientações para a arrecadação local; Relacionamento Institucional – Os Gestores Municipais e a CNM.
Já nessa terça-feira, os debates terão como temas: Saúde – SUS no Município: Uma abordagem prática para os desafios da gestão; Desenvolvimento Rural – Estratégias para a valorização da produção municipal; Orientações sobre Improbidade Administrativa; Educação – Desafios da educação municipal: quais são e como enfrentá-los; Assistência Social – Da gestão dos serviços à execução orçamentária; Turismo – Orientações para o desenvolvimento do turismo municipal; e Contabilidade Municipal – A importância da Contabilidade para uma boa gestão.
Também será tema: Saneamento – Saneamento básico: alertas e orientações; Defesa Civil – Proteção e defesa civil municipal: alertas e orientações; Meio Ambiente – Gestão ambiental municipal: atuação e orientações; Habitação e Planejamento Territorial – Como aproveitar oportunidades e enfrentar desafios; Obras, Transferências e Parecerias – O cenário de obras paradas, emendas “PIX” e panorama do MROSC; Transporte e Mobilidade – Desafios e ações práticas para a Gestão Municipal; e Cultura – A cultura para a nova Gestão Municipal.
Comments