top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Exposições em comemoração aos 75 anos da CMJP são abertas nesta segunda-feira (14)

Fotos, painéis e pinturas são expostos em comemoração ao aniversário do Legislativo Municipal




Em comemoração aos 75 anos de reabertura da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o Legislativo Municipal promove exposições que destacam a cidade e o patrono da Casa, Napoleão Laureano. As exposições são compostas por registros fotográficos, painéis e pinturas disponíveis para visitação a partir desta segunda-feira (14), no Hotel Globo, Centro Histórico de João Pessoa.

Com fotografias que retratam pontos marcantes da história de João Pessoa em diferentes épocas, a exposição ‘João Pessoa de todos os tempos’ transmite o olhar do fotógrafo Olenildo Nascimento, servidor com quase 18 anos de Casa. Lançada em 2019, a exposição é composta por fotos de locais como Parque Solon de Lucena, Rio Sanhauá e Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

A cidade de João Pessoa no auge dos anos 70 é retratada em exposição pelo olhar do fotógrafo Valdomiro Ferreira, conhecido como Cabeção. A mostra é fruto do trabalho de escaneamento de negativos fotográficos do profissional pelo fotógrafo Olenildo Nascimento. As imagens fazem um passeio pela história da cidade, relembrando locais como Centro Histórico, Barreira do Cabo Branco e praias de Tambaú e Penha há cerca de 50 anos.

‘Memória de uma vida a serviço do semelhante’ é o nome da exposição que conta a trajetória do patrono da CMJP e idealizador do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer no país. Lançada em 2014 em comemoração ao centenário de nascimento do médico e ex-vereador Napoleão Laureano, a exposição conta com cinco painéis com fotos, ilustrações e textos que relatam a história de Napoleão Laureano.

Os painéis são divididos em cinco temáticas: questões sobre o ambiente familiar de Napoleão; a carreira do médico; sua atuação na política; a luta que empregou na Paraíba e no Brasil para o combate ao câncer; além do percurso para a criação do Hospital Napoleão Laureano e da Fundação Nacional do Câncer. O material foi elaborado pela Secretaria de Comunicação da CMJP, junto ao Centro Cultural da Casa, sob a coordenação da historiadora Irene Fernandes, curadoria de Sueli Santos, além da assessoria de Laudereida Morais e Laura Baracuhy.

Cópias, transcrições e análises de documentos do período colonial e imperial também fazem parte de uma exposição no Hotel Globo. A mostra traz alguns dos 200 documentos históricos achados na CMJP, em 2018, que são objeto de pesquisa de alunos de graduação de História da UFPB, sob o comando do professor Ângelo Pessoa. Os documentos possuem informações sobre o processo de estruturação do Estado Imperial Brasileiro na Paraíba, na então cidade Parahyba e em municípios circunvizinhos.

Por fim, ainda haverá exposição da galeria dos ex-presidentes da Câmara de João Pessoa. São pinturas que retratam a história da CMJP a partir das pessoas que a administraram no cargo de chefe do Legislativo Municipal. Todas as exposições podem ser visitadas no Hotel Globo a partir desta segunda-feira (14) até o dia 11 de dezembro.

Evento em comemoração aos 75 anos da CMJP – Nesta quinta-feira (17), às 16h, no Hotel Globo vai acontecer o evento em comemoração ao aniversário do legislativo municipal, que vai contar com o lançamento do livro “CMJP 75 anos: Liberdade, Democracia, Transparência”, de Edmilson Lucena; a exibição da série documental “João Pessoa: Cidade de Leis”, produzida por Érika Bruna Agripino e Lúcio César, além de coletiva de imprensa para lançamento de dois editais: um para construção da nova sede do poder legislativo e outro para selecionar o artista plástico que será responsável pela obra que vai ficar em frente ao prédio. Na ocasião, ainda será feito o lançamento da maquete digital da nova sede.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page