• Judivan Gomes

Desembargador Leandro dos Santos lança obra sobre Raymundo Asfora em Campina Grande




O desembargador Leandro dos Santos lançará, neste sábado (30), o livro “Asfora: uma morte, uma polêmica”, pelos selos Trindade Editorial e Ideia Editora. O evento acontecerá a partir das 11h no calçadão, em frente ao Coffe Shop, na cidade de Campina Grande. Também estarão presentes no lançamento, o editor e revisor, João Trindade, e o acadêmico da Academia Campinense de Letras, José Mário da Silva.


O livro é um olhar aprofundado e detalhado sobre as teses antagônicas (suicídio e assassinato) que dividiram as investigações sobre o falecimento de Raymundo Asfora. O autor se debruça com maestria no vasto acervo documental do caso, envolvendo o leitor com uma linguagem clara e de fácil compreensão.


Raymundo Yasbeck Asfora foi um advogado, tribuno, poeta, professor de direito e político que ganhou notoriedade nacional a partir de Campina Grande-PB, sendo reconhecido pela sua oratória, inteligência e capacidade de raciocínio. Exerceu os mandatos de vereador, deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito de Campina Grande. Nas eleições de 1986, Asfora compôs como vice-governador a chapa encabeçada por Tarcísio Burity, que se sagrou vitoriosa. Porém, não chegou a tomar posse. 9 dias antes de assumir o cargo, em 6 de março de 1987, Asfora foi encontrado morto na Granja Uirapuru, sua residência, deixando, aos 56 anos, sete filhos.


Leandro dos Santos é um jurista brasileiro, que iniciou sua carreira na magistratura em maio de 1988 na comarca de Brejo do Cruz, tendo sido promovido a desembargador por merecimento em outubro de 2012. Atualmente, no Tribunal de Justiça da Paraíba exerce as funções de diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e gestor do projeto “Conhecendo o Judiciário”. O desembargador Leandro dos Santos leciona direito civil no Centro Universitário de João Pessoa e na Escola Superior da Magistratura da Paraíba os módulos sobre Juizados Especiais Cíveis e direito do consumidor aplicado.

12 visualizações0 comentário