• Judivan Gomes

Debate, homenagem e celebrações movimentam tardes da CMJP de 25 a 29 de abril

A CMJP vai debater o porte de armas, homenagear o padre Valdézio Nascimento de Lima e celebrar os 30 anos dos Conselhos de Educação do Brasil e o Dia do Exército Brasileiro.


Três sessões especiais e uma solene movimentam as tardes da próxima semana, sempre a partir das 14h, no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O Legislativo Municipal vai debater o porte de armas, homenagear o padre Valdézio Nascimento de Lima e celebrar os 30 anos dos Conselhos de Educação do Brasil e o Dia do Exército Brasileiro.

Na segunda-feira (25), acontece a primeira sessão especial que vai debater questões relacionadas à atividade de risco e à necessidade de porte de arma de fogo por parte de colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC), em âmbito municipal. O vereador Tarcísio Jardim (Patriota) propôs a discussão.

“Cabe registrar, oportunamente, a importância e urgência da questão porque trata de assunto relacionado aos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores, que são devidamente registrados e necessitam de maiores esclarecimentos sobre o trânsito legal com as correspondentes armas de fogo (registradas) aos locais de prática esportiva”, explicou o propositor do debate.

A sessão solene da semana acontece na quarta-feira (27) para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Padre Valdézio Nascimento de Lima, natural da cidade de Mamanguape (PB). A propositura da solenidade e da honraria foi do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos). “Trata-se de justa e merecida homenagem a um cidadão paraibano que dedicou sua vida ao pastoreio do povo de Deus, integrando os quadros do clero diocesano na Arquidiocese da Paraíba, na qual faz dedicada missão”, asseverou Marmuthe Cavalcanti.

Já na quinta-feira (28), será realizada outra sessão especial, desta feita para comemorar os 30 anos dos Conselhos de Educação do Brasil. A celebração foi proposta pela Frente Parlamentar de Educação da Casa.

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) é uma entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados. Ela pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Encerrando os eventos da semana, acontece uma sessão especial em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, 19 de abril. A vereadora Eliza Virgínia (PP) propôs o evento que acontece na sexta-feira (29).

“O Exército é parcela integrante da nossa sociedade; comunga com os ideais democráticos e liberdade do povo, colaborando no esforço de desenvolvimento do País, na manutenção da paz social, na defesa do território, na garantia da lei e da ordem e no funcionamento das instituições. Assim sendo, justifica-se a realização da homenagem”, justificou a vereadora.



205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo