• Judivan Gomes

CRMV-PB alerta sobre adoção responsável de animais no Dia das Crianças





Com o dia das crianças se aproximando é muito comum que pais resolvam aceitar o pedido dos filhos e os presentear com um animalzinho, porém, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) alerta que ao adotar um pet é necessário compreender que é um compromisso a longo prazo.


Por isso, antes de escolher presentear uma criança com um animal é importante levar em consideração a realidade da família e do ambiente. Como também, cabe ao tutor a responsabilidade de cuidar da saúde do animal, levando para consultas periódicas ao médico-veterinário e arcar com os custos de vacinação, vermifugação e medicamentos que o pet possa precisar. É uma responsabilidade por toda a vida do animal.


A presidente do CRMV-PB, a méd.vet. Valéria Cavalcanti, chama atenção para essa responsabilidade vitalícia: “o animal não é um brinquedo, portanto, é necessário que as pessoas compreendam que dar este tipo de presente é também ter a responsabilidade e arcar com as despesas que o pet possa precisar ao longo da vida”. E alerta para a importância da vacinação: “vacinar os animais de estimação é de suma importância para a saúde coletiva, evitando doenças zoonoticas”, ressalta Cavalcanti.


Adotar um animal de estimação é um ato de amor e responsabilidade. Se você está preparado para fazer uma adoção responsável, só tem a ganhar com o afeto sincero dos animais.

803 visualizações0 comentário