top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Conheça os projetos que ganharam Prêmio Prefeitura Empreendedora; Famup parabeniza participantes




O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, parabenizou as prefeituras participantes e vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Os projetos de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo realizados em 44 municípios paraibanos foram reconhecidos nesta quinta-feira (18), durante evento em João Pessoa, sendo que  17 iniciativas, do litoral ao sertão, que mais se destacaram cumprindo os requisitos estabelecidos pelo Sebrae foram premiadas.

George Coelho frisou a importância do prêmio para incentivar os gestores municipais e o papel do Sebrae no apoio às atividades. “O Sebrae tem essa condição de fazer com que a gente avance, trabalhando com os municípios, que é onde tudo começa, promovendo o crescimento econômico das cidades e do estado”, destacou.

Os municípios participantes do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora deste ano apresentaram ao público os projetos desenvolvidos ao longo de 2023, com ações realizadas em diversos temas, como educação empreendedora, sustentabilidade, agronegócio, empreendedorismo feminino e políticas públicas.

Para a prefeita do Congo, Flávia Quirino, primeiro lugar na categoria “Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo”, o projeto elaborado no município tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino com cursos de corte e costura. “Queremos gerar mão-de-obra boa e qualificada que tenha como principal objetivo captar empresas para se instalar nos municípios. Esse prêmio nos incentiva a continuar e buscar o nosso sonho maior, que é tornar a nossa cidade ainda mais desenvolvida”, disse.

Campina Grande também se destacou na premiação. A gestão venceu os primeiros lugares nas categorias “Sala do Empreendedor” e “Turismo & Identidade territorial”, destacando o Maior São João do Mundo. O prefeito Bruno Cunha Lima comemorou e disse que o principal objetivo é garantir ações que contribuam diretamente com o crescimento dos empreendedores locais. “Na Casa do Empreendedor estamos criando parcerias com diversas instituições e com dezenas de serviços oferecidos aos empreendedores de Campina e região. Já o outro grande prêmio tem relação com O Maior São João do Mundo, que é a nossa principal marca e leva o nome da Paraíba mundo afora, movimentando a nossa economia”, frisou.

De acordo com o Sebrae, todos os 44 gestores que participaram da seletiva estadual foram contemplados com certificados. Os primeiros e segundos colocados em cada categoria receberam troféu. Além disso, todos os primeiros colocados em cada uma das dez categorias vão disputar a etapa nacional do PSPE, com previsão para julho deste ano.

O superintendente do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, destacou a boa participação dos municípios paraibanos a cada ano no PSPE, resultando em premiações de alguns projetos na etapa nacional do prêmio. “A Paraíba tem se destacado ao longo da história do prêmio com projetos que mostram práticas de excelência na visão do desenvolvimento local, considerando as micro e pequenas empresas. É sempre gratificante ver tantos projetos mudando a realidade das pessoas por todo o estado”, disse.

O evento contou ainda com a participação do governador João Azevedo. Ele lembrou a importância da modernização dos sistemas implantados em diversas secretarias da gestão estadual para facilitar a abertura das empresas, fortalecendo também o ambiente de negócios para os pequenos empreendedores. “Nós avançamos de forma significativa, diminuindo o tempo para a abertura de empresas e promovendo a gestão fiscal. Em parceria com o Sebrae e outras instituições, estamos incentivando a nossa economia e os empreendedores”, acrescentou o governador.

Prêmio – Realizado desde 2001, o PSPE reconhece e homenageia as ações que estimulam os pequenos negócios e a competitividade, além de valorizar as políticas públicas que resultam em melhorias sociais, como promoção de qualificação profissional e geração de emprego e renda. “É um reconhecimento para os municípios que investem em empreendedorismo. É um incentivo aos administradores municipais para fazer com que melhorem cada vez mais suas gestões e promovam o desenvolvimento nas suas cidades”, reforçou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba.

Confira a lista dos 10 primeiros lugares:

– Categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo

Prefeitura Municipal de Congo

Projeto: Mulheres Empreendedoras, Renda Alternativa por meio da atividade de corte e costura

– Categoria Sala do Empreendedor

Prefeitura Municipal de Campina Grande

Projeto: Casa do Empreendedor de CG: Inovação a favor do empreendedorismo

– Categoria Compras Governamentais

Prefeitura Municipal de Monteiro

Projeto: Semeando Prosperidade: Cultivando Inovação e Colhendo Sucesso

– Categoria Empreendedorismo na Escola

Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo

Projeto: Empreender com Educação na Escola Severino Telécio da Silva

– Categoria Inclusão Produtiva

Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada

Projeto: Mulheres Empreendedoras: Fomento ao Empreendedorismo Feminino

– Categoria Turismo e Identidade territorial

Prefeitura Municipal de Campina Grande

Prefeito: O Maior São João do Mundo

– Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente

Prefeitura Municipal de Cajazeiras

Projeto: Recicla Cajazeiras

– Categoria Empreendedorismo Rural

Prefeitura Municipal de Ingá

Projeto: O algodão transformando a vida dos agricultores familiares de Ingá-PB

– Categoria Cidade Empreendedora

Prefeitura Municipal de São José do Sabugi

Projeto: São José do Sabugi tecendo o futuro

– Categoria Governança Territorial – Paraíba

Projeto: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental

Município responsável pela inscrição: Sumé

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page