top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Com apoio do governo, PB conquistou 142 medalhas , em Belém-PA e ficou na primeira colocação do NE




A delegação da Paraíba conquistou a incrível marca de 142 medalhas na seletiva Norte/Nordeste das Paralimpíadas Escolares, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que foi encerrado nessa sexta-feira (11), em Belém-PA. Com o resultado final, o estado ficou como o melhor da região Nordeste e na segunda colocação no geral, atrás apenas do anfitrião Pará, que obteve 183.


Comparando com a participação de 2022 onde a competição foi realizada em Natal-RN, neste ano de 2023, os paraibanos obtiveram 38 medalhas a mais, onde nas três modalidades em disputa, a Paraíba levou 84 de ouro, 41 de prata e 17 bronzes.

A modalidade de atletismo foi a responsável pelo quantitativo de 105 medalhas, enquanto que na natação, foram 25 e ainda 12, na bocha.



Esse evento realizado em Belém teve dois dias de duração, cujo bjetivo foi de selecionar os melhores índices visando as Paralimpíadas Escolares, que ocorrerão em São Paulo, de 27 de novembro a 2 de dezembro. A delegação paraibana, que contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), teve 100 integrantes.


"Foi mais uma consagração para Paraíba no paradesporto, pois de todos os estados participantes das duas regiões (Norte e Nordeste), nosso estado ficou como o segundo geral em número de medalhas e ainda o melhor do Nordeste. Além disso, o avanço no segmento vem ocorrendo a cada ano, que foi superado o quantitativo de medalhas do ano passado, já que foram 104 e agora, 142", disse Jean Klaud, chefe da delegação da Paraíba.




O secretário executivo de esporte e lazer, Harlen Vilarim, que esteve presente no evento, parabenizou a delegação pela excelente marca. "De perto acompanhei a luta de cada um integrante da Paraíba em Belém e não existe outra palavra a não ser gratidão pelo excelente desempenho. O Governo do Estado aposta no paradesporto e deu todo apoio para que pudessem ir ao Pará e agora, que venha a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que vão ser em São Paulo", frisou.


Classificação Geral:

1 - Pará: 34pts.

2 - Paraíba: 29pts.

3 - Pernambuco: 22 pts.

4 - Rio Grande do Norte: 20 pts.

5 - Sergipe: 20 pts.

6 - Maranhão: 19 pts.

7 - Ceará: 18pts.

8 - Amapá: 11pts.

9 - Alagoas: 7 pts.

10 - Piauí: 3pts.


Medalhas da Paraíba:


- Atletismo: 60 ouros, 30 pratas e 15 bronzes

- Bocha: 9 ouros, 2 pratas e 1 bronze

- Natação: 15 ouros, 9 pratas e 1 bronze.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page