top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Clube dos Oficiais presta homenagem a médico amante da Poesia

O COPM/BM, popularmente conhecido como Clube dos Oficiais, instalado no Retão de Manaíra, em João Pessoa, presta homenagem ao médico e poeta Alfredo Fagundes (foto), com entrega da Medalha do Mérito "Major Clodoaldo Monteiro da Franca", às 11:30h.

A condecoração é concedida, com base na portaria n° 0068/2012, criada no âmbito do COPM/BM, para agraciar atletas, dirigentes, personalidades - civis e militares -, bem como instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por relevantes serviços prestados, atos e outras contribuições à entidade. E, para o coronel Francisco de Assis, presidente da entidade, o médico Alfredo Fagundes, de sobra, faz jus a essa honraria. "Basta lembrar que o Dr. Alfredo foi de extrema importância, para nossa instituição, acima de tudo, durante a pandemia de Covid-19", frisou o dirigente classista.

SINOPSE

A sinopse biográfica do homenageado sustenta-se em três eixos de sua longa história de vida e de lutas: futebol, medicina e poesia. Até os 15 anos, ele ensaiava os primeiros passos em campo, em Mamanguape/PB, sua terra natal; nessa época, precisou submeter-se a atos cirúrgicos de retirada de um abcesso pulmonar e do apêndice, no Recife, em cuja casa de saúde demonstrou nteresse em se formar em medicina humana, atividade em que atua, até hoje, com especialidade em pneumologia e enfermidades alérgicas.

Nessa condição, ele foi presidente da Sociedade Paraibana de Pneumologista e Tisiologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia. E, de inato pendor para a leitura literária, ainda muito jovem, enveredou pelos mágicos e fascinantes caminhos da Poesia, abeberando-se de processos e métodos de criação poética como as frequentadas e constituídas por clássicos do porte de Olavo Bilac, Guilherme de Almeida, Cassimiro de Abreu, Laurindo Rabelo, dentre outras.

Até no consultório, em atendimentos aos clientes, o médico Alfredo Fagundes conserva o hábito da declamação poética, com manifestações de gestos verdadeiramente teatrais, próprios da interpretação artística. Ele é casado com a senhora Sônia, e pai de três filhos: Hérica, Thiago e Alfredo.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page