top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Câmara de JP aprova voto de aplausos para secretário executivo pela vinda do FOCOTRAN em 2024




A capital paraibana foi confirmada recentemente como sede do próximo Fórum Nacional dos Conselheiros de Trânsito (FOCOTRAN), que acontecerá em abril de 2024. Esta será a primeira vez, em mais de uma década de existência do Órgão, que João Pessoa sediará o evento. Diante da importância e grandiosidade do Encontro, o vereador Bruno Farias (Cidadania) propôs um voto de aplausos e aprovado por unanimidade para o superintendente executivo da Semob de João Pessoa e vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba, Marcos Souto Maior Filho, um dos principais responsáveis pela vinda do Fórum para a capital do estado.

“Marcos Souto Maior Filho tem desenvolvido ações em favor da mobilidade de nossa cidade. Foi uma iniciativa dele, que trará em abril de 2024 o FOCOTRAN, o mais impontante fórum nacional do país. Além de ser escolhido para compor a direção do órgão nacional. Por isso essa iniciativa da apresentação do voto de aplausos”, justificou o parlamentar.

O Fórum Nacional de Conselheiros de Trânsito é o órgão nacional formado pelos Diretores dos Conselhos Estaduais de Trânsito de cada Estado e do Distrito Federal, ou seja, é um organismo onde se reúnem periodicamente os Conselheiros de Trânsito para tratar de assuntos relativos à segurança viária, mobilidade urbana e legislação de trânsito em geral.

O Fórum Nacional dos Conselheiros de Trânsito é a entidade que reúne todos os presidentes e diretores dos Cetran’s. Para se ter uma ideia, o CETRAN é o órgão máximo julgador e consultivo do trânsito de cada Estado Federado.

“Na Paraíba, o CETRAN julga, em última instância, os autos de infrações exargeados pela PRF, DETRAN, SEMOB, DENIT, DER, STTP e demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Em outras palavras, o FOCOTRAN, é a união de todos os órgãos máximos de trânsito do país, daí ser um marco a escolha de João Pessoa para sediá-lo, já que em Abril de 2024 seremos a Capital da Mobilidade Urbana e Segurança Viária” explicou, Marcos Souto Maior Filho.

O Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba é formado por um Conselheiro Presidente e 23 Conselheiros Titulares e seus respectivos Suplentes representando os seguintes órgãos: Secretária de Segurança, Detran-PB, DER-PB, PM-PM, PC-PB, CBM-PB, Prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita, Bayeux, Sousa, PRF, OAB-PB, CRM-PB, CRP-PB, SEST/SENAT, Sindicatos de Transportes, Sindicato de Passageiros, Sindicato das Autoescolas e duas Ong’s vinculadas a área de trânsito.

O Fórum Nacional de Conselheiros de Trânsito é o órgão nacional formado pelos Diretores dos Conselhos Estaduais de Trânsito de cada Estado e do Distrito Federal, ou seja, é um organismo onde se reúnem periodicamente os Conselheiros de Trânsito para tratar de assuntos relativos à segurança viária, mobilidade urbana e legislação de trânsito em geral.

A Paraíba, pela primeira vez, teve um dos seus membros escolhidos na função de diretor nacional, representando o Nordeste, em eleição realizada em Natal. A presidência do FOCOTRAN é capitaneada por Frederico Pi,l representante do CETRAN-SP, já a escolha das Diretorias Regionais ficou assim disposta:

Região Nordeste – Conselheira Mag Gramacho do Cetran-BA como Diretora e Marcos Souto Maior Filho do Cetran-PB como Diretor Suplente.

Região Sul – Conselheiro Glênio Marcelo Cogo do Cetran-PR como Diretor e Conselheiro Atanir Antunes do Cetran-SC como Diretor Suplente;

Região Centro Oeste – Conselheira Regina Duarte do Cetran-MS como Diretora e Nayara Barros Coimbra do Cetran-GO como Diretora Suplente;

Região Norte – Conselheiro Manoel Messias Dias Pinto do Cetran-TO como Diretor e Conselheiro Sérgio Augusto Cavalcante do Cetran-AM como Diretor Suplente;

Região Sudeste – A decidir no FOCORTRAN XVI em Mato Grosso;

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page