top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Agenda: volta dos trabalhos legislativos e homenagem a Cláudio Furtado

Os eventos acontecem na sede do Legislativo municipal e podem ser acompanhados pela TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net); Rádio Câmara FM (88.7Mhz), Portal de Notícias e Mídias Digitais.






Na próxima terça-feira (7), a partir das 9h30, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar a sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos do primeiro período de 2023. Ainda nesta semana, será realizada outra sessão solene para homenagear o gestor da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Benedito Silva Furtado. Os eventos acontecem no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo municipal e podem ser acompanhados pela TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net); Rádio Câmara FM (88.7Mhz), Portal de Notícias e Mídias Digitais.





Os vereadores da Capital paraibana retomam as atividades legislativas, já com uma agenda cheia pela frente. Entre as prioridades para o ano, o presidente da CMJP, Dinho Dowsley (Avante), destaca a discussão do novo Plano Diretor. A proposta foi encaminhada pela Prefeitura no fim do ano passado e, agora, será debatida com a população, para só então ser votada.





O plano de ação da Câmara de João Pessoa prevê para este ano o retorno das ações nos bairros, com a Câmara Itinerante. A cada mês os vereadores vão a um bairro para conversar com a população e colher junto a ela as pautas que deverão ser debatidas pela Casa. As cobranças da população também devem nortear as emendas que os vereadores apresentarão neste ano.





A Mesa Diretora da Câmara também vai realizar o 3º Encontro do Conalec (Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais) e o 2º Encontro Estadual de Câmaras Municipais, que ocorrerão de forma simultânea no meio do ano e são voltados para a capacitação dos parlamentares, bem como a discussão sobre a pauta de interesse dos legislativos de todo o país.





Para este ano, também, o presidente da Câmara Municipal prevê o início da construção da nova sede do Legislativo municipal. O projeto já foi aprovado e o financiamento, garantido.





Prefeito confirma presença na solenidade





O prefeito Cícero Lucena (PP) confirmou presença na abertura dos trabalhos, quando apresentará as propostas do Executivo para o terceiro ano da gestão. Dentro das atribuições do Legislativo municipal há, ainda, o acompanhamento das ações realizadas pela prefeitura e a implementação das Emendas Cidadãs, fruto de indicação dos parlamentares.





Outra solenidade da semana





Na quinta-feira (9), a partir das 14h, acontece a outra sessão solene da semana, desta feita para outorgar o Título de Cidadão Pessoense ao professor universitário Cláudio Benedito Silva Furtado. A solenidade e honraria foram propostas pelo vereador Damásio Franca (PP) em reconhecimento aos notáveis e relevantes serviços prestados pelo homenageado à sociedade pessoense.





Cláudio Furtado é físico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado e doutorado em Física. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB). Ele foi o gestor da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, na primeira gestão do Governador João Azevedo, que desmembrou a pasta e designou Cláudio Furtado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Paraíba e o professor Antônio Roberto de Araújo Souza como novo secretário de Educação do Estado.

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page