top of page
  • Foto do escritorJudivan Gomes

Advogada Maria Cristina Santiago é nomeada como juíza do TRE-PB




A advogada Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na categoria jurista. No mês de março deste ano, durante sessão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), os desembargadores, escolheram a lista tríplice para a indicação de membro titular, na categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.

Na ocasião, 17 nomes de advogados estiveram na disputa para formação da lista tríplice. A advogada Maria Cristina obteve 14 votos e integrou a lista tríplice juntamente com os advogados Felipe Souto (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos).

Após 37 anos, a vaga titular de jurista do TRE-PB voltará a ser ocupada por uma mulher advogada. Antes de Maria Cristina, Maria do Livramento Bezerra ocupou a vaga titular, categoria jurista, de 22/11/1983 a 22/11/1985.

Sobre a advogada

Maria Cristina Paiva Santiago é filha do já falecido procurador do Estado Sindulfo Santiago e da professora Maria das Graças Paiva Santiago. Tem dois filhos: Maria Thereza e Matheus.

É advogada desde 1992, professora do Centro Universitário de João Pessoa, doutora em Direito Civil, mestre em Direito do Consumidor pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), área de concentração em Direito Econômico. Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Autora do livro Direito de Arrependimento nos Contratos Civis: a proteção da hipervulnerabilidade no direito civil-constitucional, Maria Cristina Paiva Santiago presidiu o IBDFAM-PB e hoje ocupa a Secretaria Geral da entidade.

No Conselho Federal da OAB foi Membro Consultor da Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões.

Em 2021, Kiu, como é carinhosamente chamada pelos ex-alunos e amigos, concorreu às eleições da OAB Paraíba, sendo a primeira advogada a disputar a presidência nos 90 anos de existência da instituição.

53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page