• Judivan Gomes

436 anos: CMJP inicia programação especial de aniversário da cidade

Meios de comunicação da Câmara de João Pessoa abrem série de homenagens nesta segunda-feira (2)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) abre, nesta segunda-feira (2), a programação especial em homenagem ao aniversário da cidade. Televisão, Rádio, Portal e Mídias Sociais do Legislativo preparam conteúdos especiais para comemorar os 436 anos da capital pessoense. A comemoração tem início com a exibição de um clipe do Coral Antônio Leite de Figueiredo cantando “Meu sublime torrão” - a canção é um hino de exaltação à cidade de João Pessoa - de Genival Macedo, na grade de programação da TV Câmara. O grupo não se reunia desde o início da pandemia e foi reintegrado presencialmente para a homenagem.

“É um presente da nossa Casa, da Mesa Diretora, dos vereadores para nossa cidade. Nada mais justo do que o Coral da Câmara fazer essa homenagem junto dos vereadores. Fizemos questão de acompanhar a gravação da apresentação. A gente faz parte também da História da nossa cidade e não poderia deixar de estar presente junto com o coral para levantar o nome de João Pessoa e parabenizar a todos com essa singela homenagem que o coral faz tão bem”, destacou o presidente da CMJP, Dinho (Avante).

Sob regência da maestrina Socorro Estrela e preparação vocal de Paulo Brasil, o Coral da CMJP se reuniu no Parque Solon de Lucena para a gravação especial, seguindo todas as medidas sanitárias de segurança.

“A nossa homenagem à cidade é por meio da música 'Meu sublime torrão', considerado o hino popular da cidade de João Pessoa”, enfatizou a maestrina Socorro Estrela. Ela destacou também que o encontro só foi possível uma vez que a maioria dos integrantes do coral já está imunizada com as duas doses e por ser em um local aberto. “Nada melhor do que estar na Lagoa, esse cartão postal belíssimo de João Pessoa pra gente poder fazer essa homenagem mais do que merecida a nossa cidade maravilhosa”, completou.

Preparador vocal do coral da CMJP, Paulo Brasil destacou que no encontro realizado no Parque Solon de Lucena para a gravação da apresentação especial foram seguidas todas as medidas de segurança, principalmente o distanciamento social. "Tivemos todo um cuidado, com distanciamento, a retirada das máscaras apenas para cantar e sem forçar muito a voz. A gente fez isso para homenagear João Pessoa. É um prazer imenso homenagear e parabenizar essa cidade que a gente tanto ama", declarou salientando os desafios enfrentados para a realização dos ensaios remotos.

“É uma emoção grande a gente não perder o cantar, algo que prezamos muito. O coral da Câmara tem nos motivado e incentivado a permanecermos fortes e firmes, mesmo com nossas atividades de casa, à distância. Essa gravação foi o que nos tirou de casa, viemos participar desse clipe, com muito carinho, para homenagear João Pessoa”, relatou a integrante do grupo Bernadete Oliveira.

Vereadores prestigiam homenagem e parabenizam a cidade

Os vereadores Mikika Leitão, Coronel Sobreira (ambos MDB), Marcos Bandeira e Toinho Pé de Aço (ambos PMB) assistiram a gravação do clipe e parabenizaram o coral e João Pessoa pelo aniversário. “Fiquei emocionado com a apresentação. É um coral belíssimo, achei fantástica a homenagem a João Pessoa, essa cidade maravilhosa, acolhedora, que finalmente foi descoberta pelo Turismo. O coral deu um show, parabéns João Pessoa com seus 436 anos de fundação”, parabenizou Mikika Leitão.

“Me sinto muito honrado de estar com esse coral maravilhoso para comemorar o aniversário de João Pessoa, tanto o coral como a cidade estão de parabéns”, acrescentou Marcos Bandeira. “É um presente para a cidade essa homenagem do coral da Câmara. João Pessoa precisa ser celebrada e seu aniversário lembrado, principalmente em meio a essa pandemia, complementou Coronel Sobreira.

Conteúdos multiplataforma

Ao longo da semana, a Câmara vai divulgar mais conteúdos alusivos ao aniversário de João Pessoa. O programa de TV Câmara Aberta vai receber o prefeito Cícero Lucena (Cidadania) mostrando o crescimento da capital e os desafios de gerir a cidade. O Câmara Jovem vai trazer uma bem-humorada homenagem do comediante Swami Marques que, de forma divertida, faz um relato saudosista de João Pessoa e usa as características peculiares de cada bairro como elementos humorísticos.

No programa especial de aniversário da cidade, a história de João Pessoa será contada na visão de crianças, que vão relatar também como enxergam a capital da Paraíba e como está sendo enfrentar uma pandemia. O programa ainda abordará o crescimento vertical de João Pessoa e a modernização da cidade através dos tempos.

As Mídias Sociais da CMJP trarão conteúdos comemorativos ao aniversário de João Pessoa em formato de ‘quiz’ e ‘você sabia?’, abordando curiosidades sobre a cidade com a participação de vereadores. Nos podcasts da Casa, os ouvintes encontrarão no ‘Hora Livre’ dicas de locais interessantes da capital para visitar; além de um conteúdo especial de aniversário com um historiador relatando o desenvolvimento de João Pessoa durante seus 436 anos.

Em meio à programação especial, a Rádio Câmara FM (88,7 MHZ) também se integra às comemorações e reservou, entre outras atrações, o programa Canta João Pessoa que irá ao ar às 8h da quinta-feira, 5, com um desfile de canções sobre a capital de todos os paraibanos e de intérpretes nascidos no Estado. O repertório inclui Cátia de França, Fuba, Coral Canto Livre Meninada, Lucy Alves, Zé Ramalho, Herbert Viana, Elba Ramalho, entre outros. Os programas da TV também poderão ser acompanhados na emissora.


8 visualizações0 comentário